11 janeiro, 2008

Back!

Sim, este blog é, de todos os que tenho, aquele ao qual presto menos atenção. Afinal de contas, posso não postar nada por estar no vício do FM.

Regresso para falar de um save, no novo FM 2008, que me está a dar bastante gozo. Decidi escolher várias ligas e começar desempregado. É coisa que nunca tinha feito em versões anteriores mas, desta vez, deu-me para aquilo. Sendo assim, lá estou eu à procura de emprego quando chega uma proposta da Turquia, de um clube chamado Kayserispor. "Que potência desportiva mundial" - pensei eu. Mas que se lixe, desempregado não se arma em esquisito.
O Kayserispor tinha uma equipa razoável e um ponta de lança mortífero, Gokhan Unal, que foi peça chave na boa classificação que viria a obter. Um 8º lugar, para mim, é bastante bom. Podia ter ficado melhor classificado, é verdade, mas foi o que se arranjou.
No final da epoca, Unal não quis ficar e saíu. Sem dinheiro e sem jogadores, não tinha condições para continuar e saí do clube. Entretanto, tinha aceite o cargo de seleccionador da Costa do Marfim. Estava a ter sucesso na qualificação para o Mundial mas os clubes não me ofereciam contrato. E estou a falar de clubes como o Aves, Naval, etc.
Com médias ainda baixas como treinador percebi que não conseguiria clube enquanto fosse seleccionador. Apresentei a demissão do cargo e fiquei livre.

O tão desejado clube chegaria. Fui parar ao Wigan, da Coca-Cola Championship, com o objectivo de subir o clube à Premier League. O Wigan já estava em primeiro com menos de 10 jornadas para o fim. Não considero que tenha tido grande influência na subida mas o que é certo é que não perdi nenhum jogo dos que faltavam.
Com o clube na Premier reforcei-me bem mas, ainda assim, não consegui sair do último lugar e acabei despedido pelo presidente.

Há males que vêm por bem. Seguiu-se o Siena, que militava na Série B. Objectivo: Segurar o clube na Série B apesar de ele se encontrar em 5º(!) lugar. Pensei que os podia subir mas assim que vi a classificação assustei-me. 14 equipas com hipóteses de subir sendo que o 1º e o 14º estavam separados por apenas 6 pontos. Tá giro... Não consegui a subida e o Siena vivia momentos complicados em termos de finanças. Saldo negativo em ordenados e sem dinheiro para contratações.

Na segunda época ao serviço do clube, consegui ficar com saldo positivo nos ordenados e vendi alguns jogadores para equilibrar as contas, sempre com a direcção a injectar dinheiro para salvar o clube. Pois, sem ovos não se fazem omeletes e eu, mais uma vez não consegui a subida de divisão. A direcção, ainda assim, quis que eu continuasse oferecendo um contrato de dois anos. Não aceitei! O meu lugar já não era ali.

Saí de Itália e fui contactado pela Bochum, da Alemanha. Contava com um clube a lutar pela manutenção na 1.Bundesliga mas descobri um clube com bons jogadores e, surpresa das surpresas, na Taça UEFA. Sim, tinha de começar na 1ª eliminatória mas é sempre melhor ter uma hipótese.

Ainda não avancei no jogo mas confesso que tenho grandes expectativas para esta época. Prometo vir aqui fazer actualizações. Até lá.

Sem comentários: